www.ccdapdl.pt

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Caminhadas - Truques e Dicas 2

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 
No decurso de uma caminhada, os pés suportam o peso do corpo mais o da mochila. Mantê-los em bom estado é da maior importância para evitar sucessivos problemas, sendo que a limpeza dos pés é fundamental.
 
caminhada2Antes de iniciar uma caminhada, lavar os pés com água fria e sabão, além da sensação de frescura, ajuda a activar a circulação do sangue.
Pessoalmente, costumo “untar” os pés com um bom creme gorduroso, antes de calçar as meias e iniciar a caminhada.

 
Outro cuidado importante e complementar ao dos pés, é o cuidado com as unhas. Unhas compridas podem partir-se e cravarem-se nos dedos dos pés, causando dores insuportáveis.
 
Também se deve ter muita atenção ao calçado/botas. Devem estar bem atadas para evitar que o pé escorregue e ande de um lado para o outro dentro da bota, evitando, assim, feridas e bolhas.

 
Nos descansos, deve-se evitar pôr os pés pendurados, pois podem inchar e dificultam o recomeço da caminhada.
Também é pouco recomendável que se desapertem as botas e muito menos que se tirem dos pés, pois estes incham e voltar a calçar as botas será muito incómodo. As rugas nas meias também provocam ferimentos e/ou bolhas, pelo que devem estar bem esticadas, ser de boa qualidade e de preferência serem especificas para o uso. Devem ser transpiráveis e reforçadas nas zonas de maior impacto (calcanhar e biqueira) Uma vez terminada a caminhada, deve-se mudar de calçado (para outro mais cómodo e seco no caso de estar molhado devido à chuva) e de meias (para umas limpas e secas).

 
 
caminhadaNo caso de haver bolhas, estas nunca devem ser picadas pois podem infectar e causar um incómodo maior. O ideal é, logo que se sinta um incómodo no
pé verificar se é principio de bolha e colocar um “compeed” (espécie de penso rápido próprio para bolhas que existe nas farmácias).
No fim de uma caminhada, e já em casa em descanso, deve-se retirar as peles mortas ou soltas dos pés, aplicar um creme ou pó antifungos e o melhor de
tudo, fazer uma massagem aos pés, aliviando a comichão provocada pela má circulação e pelo esforço exigido aos nossos pés.

 
 
Luisa Rego
Boas Caminhadas !
 
 
 

Facebook Image

Jogo do Galo