www.ccdapdl.pt

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Caminhadas - Truques e Dicas 3

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

Existe uma selecção de pequenos, mas decisivos itens, que merecem lugar em quase todas as mochilas. Ninguém os vai querer usar, mas eles podem salvar a vida de qualquer um em caso de emergência. A questão é saber exactamente a "quantidade de segurança" que se pretende carregar.

 

Assim, vamos escolher, apenas, 7 de uma lista de cerca de 15 itens.

Todo o pedestrianista deve ter consigo um pequeno estojo de emergência que poderá escolher ou conceber segundo as suas próprias necessidades. Contudo deve ser impermeável, pouco volumoso e leve. Alguns dos itens a colocar no estojo de emergência:

Lanterna – existem vários tipos de lanterna, embora as frontais sejam mais vantajosas, visto deixarem as mãos livres para qualquer outra tarefa necessária. Não esquecer pilhas de reserva.

survival-items-21

 

Manta de sobrevivência – Consiste numa folha prateada de ambos os lados, leve e pouco volumosa. Protege contra o vento, chuva, temperatura, etc. sendo de grande utilidade para envolver um acidentado (pois conserva a temperatura do corpo), ou em situações de frio inesperado e/ou chuva. O vestuário molhado leva rapidamente a uma perda de calor do corpo. Se enrolado numa manta de sobrevivência, o corpo permanecerá seco.
Não utilizar em caso de trovoada e perto de materiais incandescentes.

233

 

Apito – é bastante útil durante uma caminhada, pois permite localizar um individuo através de sinais sonoros, tanto de noite como de dia, por ex. se se perder no meio de denso nevoeiro, para pedir auxílio, chamar a atenção para uma situação de aflição ou perigo.

Todos devem conhecer o código internacional do apito:
. Um sinal: onde estás?
. Dois sinais: venham ter comigo.
. Três sinais socorro!

É aconselhável levar o apito suspenso na mochila ou ao pescoço, para fácil acesso em caso de emergência

20120906103035157

 

Fósforos de Emergência –um suprimento de emergência de fósforos e guardados num recipiente à prova de água.
Os fósforos à prova d'água guardados juntamente com uma pedaço de lixa dentro de um tubo plástico de filme, fazem um bom sistema de emergência.

Canivete – Um canivete bem afiado é útil em todo o tipo de caminhadas. Os canivetes suiços têm múltiplas funções podem ser uma boa escolha para percursos longos em que é necessário enfrentar diversas situações imprevistas.
Deve-se ter atenção e escolher um canivete que não seja muito pesado.

Cordeleta – Pequena corda com +/- 5 mm de diâmetro tem várias utilidades: suspender alimentos, servir de atacadores, etc.

41KvddqnaCL. SY355

 

Estojo Primeiros Socorros – Em campo muito pouco pode ser feito contra sérios ferimentos e aflições, excepto estabilizar basicamente e evacuar o paciente. O melhor caminho de acção é evitar ferimentos ou doenças em primeiro lugar e estar preparado para o inesperado.
Assim, o estojo de primeiros socorros deve ser pequeno, compacto e robusto e embalado em pacote impermeável.

O kit deve conter: curitas, soro fisiológico, desinfectantes, tesoura pequena, rolo de ligadura, gazes de vários tamanhos, de preferência esterilizadas (estas devem ser em quantidade suficiente para absorver uma quantidade significativa de sangue)

Comentários (0)
Comentar
Os seus detals:
Comentário:
 

Facebook Image

Jogo do Galo