www.ccdapdl.pt

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Trilho Pedestre em Valença

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 

Mais uma caminhada e uma madrugada. Madrugada sim, pois às 07h15 deveriamos estar de partida de Leça, porque íamos participar na inauguração de um trilho pedestre elaborado pela Câmara Municipal de Valença.

O local de encontro e início do percurso era às 09h00 do dia 21 de Março, no adro da igreja paroquial de Cerdal.

Ponto de Encontro
Estão a ver porque tínhamos de sair de Leça tão cedo. Mas valeu bem o esforço de num Sábado nos levantarmos tão cedo.  .Mesmo só para quem adora a natureza e tudo o que ela nos dá.


Depois de um  rápido café tomado de pé e correr, numa qualquer confeitaria à beira da estrada eis-nos chegados ao ponto de encontro. Havia que tratar da logística: inscrição, receber instruções e papelada, etc. e estávamos prontos para iniciar mais uma caminhada que iria ser surpresa para todos nós.


Estava pouca gente, mas num abrir e fechar de olhos já éramos muitos. O percurso – Trilho de Mosteiró – é muito bonito.


Passamos por uma lindíssima cascata de água e suas pequenas lagoas, com uma água tão límpida que apetecia mesmo um mergulhito. Logo de seguida (e já eram 12 horas) uma pausa num parque de merendas, para uma breve “bucha”, que para nós foi um merecido almoço, pois quase todos tínhamos tomado o pequeno almoço bem cedo.


Mais reconfortados continuamos o nosso percurso até a um antigo mosteiro que está a ser reconstruído aos poucos. A igreja já está toda recuperada e é muito bonita.


Cascata

E estávamos a meio do percurso. A partir daqui foi sempre a descer até à igreja de Cerdal, ponto de início da nossa bela caminhada, onde chegamos por volta das 14 horas, após percorrermos 12 km  sempre com boa disposição, alegria e entreajuda.
Como era cedo, ficou decidido que de regresso ao Porto, pararíamos em Vila Nova de Cerveira para um merecido descanso e uns apetitosos Cerveirenses – doce típico com chila.


Uns foram à famosa feira de Cerveira fazer umas compritas, outros descansaram numa esplanada e ainda outros simplesmente vaguearam pelas ruas e zona antiga de Cerveira.


A viagem de regresso que durou cerca de 2 horas foi um sossego, consegue-se imaginar porquê. Cansaço, uma madrugada e um embalar da camioneta foi quanto bastou para que a maioria fechasse os olhos e imaginasse que já estava noutra caminhada por terras bem mais longínquas.

Comentários (0)
Comentar
Os seus detals:
Comentário:
 

Facebook Image

Jogo do Galo