www.ccdapdl.pt

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Uma Aldeia no Meio da Cidade

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

Começamos o nosso passeio na Igreja de Massarelos.
A receber-nos, para além do Prof. Daniel, estava um elemento da Direcção da Confraria das Almas e do Corpo Santo, que zela e cuida do património da mesma que se encontra guardado nesta igreja.


E que melhor cicerone podiamos ter do que alguém que nasceu e viveu sempre em Massarelos, que por sinal até é o pai do actual presidente da Junta de Freguesia de Massarelos.


Massarelos integra o bairro ocidental.
Esta freguesia teve três grandes vertentes: a marítima, a industrial e a rural. A marítima ligada aos mareantes que deram origem à confraria que ainda mantem uma forte ligação a Tui, pois têm em comum o padroeiro – S. Pedro Gonçalves Telmo. A industrial com uma forte implementação através da cerâmica e a rural constituída pelos suas quintas.


Depois da visita da Igreja, fomos até à Praia dos Insurretos (Cais das Pedras), onde iniciamos a subida por entre quintas.
Primeira paragem – Campo de Rou, onde ganhamos coragem para a escadaria que nos aguardava e de degrau em degrau fomos subindo pela rua de Entre Quintas, ladeados pelos muros de pedra que escondiam os velhos pomares e vinhedos. E assim saltitando, por entre os caminhos do romantico chegamos à Casa de Campo da Família Pinto Basto que acolhe actualmente o Museu Romântico.


A primavera chegou !!

Enquanto aguardavamos a visita ao museu, em alegre cavaqueira, ainda houve tempo para uma espreitadela aos jardins da Casa Tait.
E que melhor sítio para acabar esta visita senão no Palácio de Cristal, simbolo da alta finança portuense ligada à indústria  e à agricultura. Desse tempo, ainda se podem observar os jardins, bem como o antigo passeio público da cidade, a Alameda das Tílias.
Para encerrar com chave de ouro tivemos o privilégio de entrar na capela do Rei Carlos Alberto (Rei da Sardenha e de Piemonte) que foi acolhido pela cidade e que aqui viveu os seus últimos dias.

 

E assim começou a Primavera!!!

 

 


Comentários (0)
Comentar
Os seus detals:
Comentário:
 

Facebook Image

Jogo do Galo