www.ccdapdl.pt

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

Dia Mundial do Rim 2017

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Doença Renal e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis.
A obesidade é definida como acumulação de gordura anormal ou excessiva que pode prejudicar a saúde. Em 2014, em todo o mundo mais de 600 milhões de adultos eram obesos.

A obesidade é um fator de risco potente para o desenvolvimento de doença renal. Potencia as principais causas de Doença Renal Crónica (DRC), como diabetes e hipertensão, e tem um impacto direto no desenvolvimento da lesão renal: em indivíduos afetados pela obesidade, os rins têm de trabalhar mais, filtrando mais sangue do que o normal (hiperfiltração) para satisfazer as exigências metabólicas do aumento do peso corporal. O aumento da função pode danificar o rim e aumentar o risco de desenvolver DRC a longo prazo.

A boa notícia é que a obesidade, bem como a DRC, é em grande parte evitável. Educação e consciencialização dos riscos da obesidade e um estilo de vida saudável, incluindo nutrição adequada e exercício físico, podem ajudar dramaticamente na prevenção da obesidade e doença renal.

Este ano o Dia Mundial do Rim promove a educação sobre as consequências prejudiciais da obesidade e sua associação com a doença renal, defendendo estilo de vida saudável e medidas de política de saúde que tornam comportamentos preventivos uma opção acessível.

rim